Informatização da saúde em São Pedro da Aldeia em pleno funcionamento segundo prefeitura

Os avanços na área de saúde em São Pedro da Aldeia não param. O processo de informatização da saúde já está ativo. Na Policlínica do centro, cinco computadores já estão com o sistema Conexall instalado e em pleno funcionamento, efetuando as marcações de consultas e cadastramento dos usuários. Tudo em, no máximo, cinco minutos e sem que o paciente precise enfrentar longas filas de espera. Agora, agilidade é a palavra de ordem. Para realizar a marcação, é necessário dispor do Cartão Nacional de Saúde, exigido pelo Ministério da Saúde, ou o Cartão do SUS, que pode ser feito na hora, através do sistema. A marcação informatizada é realizada na Policlínica, que funciona das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Foto: César Valente
Após a marcação, o paciente já recebe a consulta impressa, contendo data, horário, especialidade e o médico. Além disso, as informações sobre a consulta agendada também são fornecidas via SMS no celular. Vale lembrar que cada usuário pode marcar, no máximo, três consultas futuras. No caso de primeira consulta, é necessário que o paciente apresente o encaminhamento do seu médico.  Se for revisão, basta levar o cartão do SUS. A disponibilidade de vagas varia de acordo com a demanda das unidades de saúde de cada bairro e com o percentual de vagas de seus médicos. As consultas podem ser agendadas na Policlínica do centro ou no posto de saúde mais próximo.
O Secretário de Saúde o município, Carlos César Machado, acredita que a informatização no setor de saúde contribui amplamente para o conforto e qualidade de vida da população. “Estamos com uma série de melhorias na área da saúde no nosso município, com reformas nas unidades, novos equipamentos e profissionais especializados. A informatização é mais um avanço no setor, que vem complementar as ações. São muitos benefícios. O fim das longas filas e a descentralização da marcação de consultas são alguns dos exemplos que já trazem, de imediato, maior conforto e dignidade aos munícipes”, declarou.
Foto: César Valente
De acordo com Júlio César Carneiro, engenheiro de sistemas e responsável pelo Conexall, os agentes de saúde de cada posto contam com apoio recorrente. “A nossa sede fica no prédio da Secretaria de Saúde, onde o servidor está instalado. De lá, nós auxiliamos os agentes via comunicação on-line e monitoramento remoto, através das câmeras instaladas nos postos. Tudo para garantir agilidade e qualidade no atendimento à população”, disse. É válido lembrar que os treinamentos para os agentes de saúde do município continuam na Policlínica do centro.

Créditos à PMSPA

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