Projeto Defesinha em São Pedro da Aldeia agrada pais e filhos

O Projeto Defesinha em São Pedro da Aldeia está fazendo sucesso não só entre as crianças e adolescentes, como também entre os pais. Na manhã do dia 9 de janeiro, primeiro dia do Projeto, diversos pais comparecem à sede em busca de vagas para seus filhos. Por conta disso, a Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura conseguiu mais 20 novas vagas para as crianças. Hoje, são 220 jovens inscritos. O evento se estende até o dia 2 de fevereiro e tem como objetivo transmitir às crianças e adolescentes, com idade de 4 a 14 anos, conhecimentos sobre ações preventivas, noções de cidadania e civismo. Durante o Projeto haverá visitação a áreas de preservação ambiental, museus e praias da região.

De acordo com Marcus Dothavio, coordenador geral da Defesa Civil, a grande procura dos pais por vagas para seus filhos é mais uma prova do bom trabalho desenvolvido na área. “Ficamos muito contentes com essa procura por parte dos pais. A credibilidade e o valor que eles depositam nesse projeto são, para nós, um grande incentivo e mais uma prova de que estamos no caminho certo. Estamos tendo uma integração muito grande entre as crianças. Inclusive, mesmo com uma equipe de voluntários, muitos pais também estão se prontificando a nos auxiliar na entrega dos lanches e no monitoramento dos alunos. O apoio é grande e a tendência é expandir cada vez mais”, comentou.

O coordenador ainda esclareceu que os dois primeiros dias de Projeto foram dedicados a orientações e esclarecimentos. “Antes de iniciar as atividades, nós repassamos todas as informações necessárias aos pais e filhos. Os primeiros dias foram mais para os pais e crianças conhecerem e se familiarizarem com os instrutores. Também houve a entrega dos uniformes”, disse. Vale lembrar que os alunos serão divididos em três grupos: o “Defensinha”, de quatro a seis anos; o “Defensores”, de sete a 10 anos e o “Protetores”, formado por jovens de 11 a 14 anos.

Na manhã desta quarta-feira (11), as crianças visitaram a Casa Flor e o centro histórico do município. Segundo Dothavio, as crianças se mostraram muito motivadas. “Tivemos um dia muito produtivo, as crianças estavam bastante animadas. Já amanhã, a partir das 9h, nós faremos atividades na Praia dos Anjos, no município de Arraial do Cabo. O corpo de Guarda Vidas dará diversas orientações às crianças, como adaptação ao meio líquido, informações sobre correntezas e locais perigosos. Estou certo de que será mais um dia bem sucedido. As crianças já estão na expectativa”, finalizou.

Na programação de atividades também consta visitação ao Museu Arqueológico de Araruama, Dormitório das Garças, Praça João Hélio, Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, Fazenda Roberto Marinho, APA da Serra de Sapeatiba, Aldeia da Infância Feliz (Orfanato), Asilo Dona Ana, praias do município e região e Museu Oceanográfico da Marinha. Finalizando as atividades haverá, ainda, uma visita ao município do Rio de Janeiro, com atividades no Jardim Botânico e Planetário da Gávea.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem