Informatização da saúde em São Pedro da Aldeia já está em fase de treinamento

O treinamento para os gestores do sistema Conexall, que em breve integrará todas as unidades de saúde do município via intranet e internet, já teve inicio na Policlínica do centro de São Pedro da Aldeia e segue até a próxima semana. A palestra foi coordenada pelos responsáveis pelo sistema e contou com a presença de autoridades da área. Na ocasião, cerca de 40 agentes de saúde de diversos postos e unidades do município estiveram presentes para esclarecer dúvidas e familiarizar-se com o sistema. Durante a capacitação será feito o cadastramento dos pacientes e seus prontuários, além da agenda dos médicos e seus respectivos percentuais de vagas. Nesse primeiro momento, 15 postos de saúde serão informatizados, com início pelas unidades mais distantes. A previsão é de que, a partir do dia 1 de fevereiro, a marcação de consultas pelo sistema já esteja em funcionamento.

De acordo com o secretário de saúde, Carlos César Machado, a instalação do sistema representa uma vitória para o município e um avanço no setor de saúde. “Atualmente estamos realizando uma série de reformas e melhorias nos postos de saúde da cidade e a implantação do sistema vem para beneficiar, ainda mais, a população. O nosso objetivo está centrado na solicitação do Prefeito Carlindo Filho de, cada vez mais, proporcionar qualidade de vida e dar dignidade aos munícipes. A informatização não só evitará o deslocamento para marcação de consultas na Policlínica do centro, como trará agilidade e transparência para o trabalho dos agentes de saúde em cada bairro”, comentou.

Segundo Carlos Leão, analista de sistemas e responsável pelo Conexall, o apoio da Prefeitura tem sido de extrema importância no processo de implantação do sistema. “A administração municipal tem nos fornecido apoio total e depositado credibilidade ao nosso trabalho. A opção por este sistema demonstra um grande interesse do poder público em facilitar a vida da população. Toda a burocracia será reduzida, significativamente, em prol do bem estar da população”, declarou.

A agente de saúde, Joelma Lúcia Martins, trabalha há 10 anos na unidade de saúde do Campo Redondo II e estava presente na palestra de apresentação. Ela acredita que a informatização vai trazer muitos benefícios para a classe e para os pacientes. “Eu acho que vai agilizar bastante a parte de atendimento e marcações. Só de cada bairro poder fazer a marcação de consultas no seu próprio posto, já é uma grande ajuda para aquela pessoa que não tem condições de pagar passagem para vir até o centro marcar consultas ou exames na Policlínica. Lá no meu bairro, por exemplo, tem muita gente humilde e que, com certeza, será beneficiada com o sistema. Acredito que vai facilitar muito a nossa vida e a dos pacientes”, declarou.

Segundo Júlio César Carneiro, engenheiro de sistemas e também responsável pelo Conexall, a internet já está sendo instalada nos computadores de cada posto. O engenheiro explicou que a intenção é capacitar uma equipe de cada unidade para administrar o sistema. “Nós vamos ajudar na parte de manutenção e implantação inicial. A nossa sede fica no prédio da Secretaria de Saúde, onde o servidor está instalado. De lá, a nossa equipe estará auxiliando os atendentes via comunicação on-line e monitoramento remoto, através das câmeras instaladas nos postos”, declarou.

Carlos Leão esclareceu, ainda, que o processo de instalação do sistema contará não só com uma equipe de apoio virtual, mas também serão disponibilizadas pessoas com experiência no sistema, superior a três anos, para fornecer suporte aos atendentes dentro das unidades. “Nós vamos selecionar atendentes que já trabalham com esse sistema em outros municípios, para que eles possam dar todo o suporte na área de marcação de consultas. Ou seja, além do auxílio on-line, os atendentes recém treinados contarão também com esse profissional experiente”, ressaltou.

De acordo com Leão, esse auxílio pode variar de acordo com a atuação dos atendentes. “A previsão é de 60 dias de apoio recorrente nos bairros, mas depende da resposta de cada gestor. Tem pessoas com facilidade de aprendizado em tecnologia, mas têm outras que não. De qualquer forma, o atendente poderá contar com esse apoio. É uma forma de dar mais segurança na hora da marcar as consultas”, disse.

Segundo Leão, o próximo passo será o agendamento de exames de baixa, média e alta complexidade. “O sistema de marcação de exames é mais complexo e exige um maior treinamento. Esta será uma segunda fase de implantação. De início, estamos com a marcação de consultas e monitoramento remoto nos ambulatórios. Mas, a previsão é de que a parte de agendamento de exames comece a funcionar daqui a 90 dias”. O analista ressaltou que uma equipe de manutenção será disponibilizada em cada posto, com a responsabilidade de preparar salas seguras, com grades, para guardar os equipamentos.

Vale lembrar que cada paciente poderá marcar, no máximo, três consultas futuras. Para realizar a marcação, a pessoa deverá se cadastrar no sistema, apresentando o CPF, identidade ou o cartão do SUS. As informações ao paciente sobre consultas e exames agendados serão fornecidas via SMS no celular, e-mail e pelo TAI – Terminal de Atendimento Informatizado –, onde será possível receber orientações e conferir o dia, horário e médico da consulta, através de um sistema de voz.

Na ocasião estiveram presentes os responsáveis pelo sistema, Júlio César Carneiro e Carlos Leão, o secretário e o subsecretário de saúde, Carlos César Machado e Marcos Prolo, além do subsecretário de saúde da área Atenção Básica, Wellington Bezerra.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem