Defesa Civil de São Pedro da Aldeia reduz ocorrências em 78% e é destaque em revista especializada de circulação nacional

O novo modelo de gestão da Coordenadoria de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia é destaque na revista Incêndio, periódico de circulação nacional especializado em prevenção, combate a incêndios e resgate. A edição nº 78 traz, na matéria de capa, uma reportagem de oito páginas sobre os avanços na gestão da Defesa Civil do município e dos excelentes resultados obtidos. Em parceria com a iniciativa privada, o órgão municipal reduziu ocorrências de enchentes, deslizamentos de solo, desmoronamento de encostas, entre outras, em 78%. Além do reconhecimento por parte da mídia, a Defesa Civil aldeense também é vista com bons olhos pela população e pela administração municipal. O trabalho desenvolvido na área de prevenção de riscos rendeu ao órgão o diploma de honra ao mérito, entregue pela Associação Brasileira de Busca, Salvamento e Resgate, em 2010. Também foi eleita a melhor coordenadoria do Estado do Rio de Janeiro, segundo a Força Tarefa Brasileira.


Segundo Marcus Dothavio, coordenador-geral da Defesa Civil, todo reconhecimento por parte da imprensa e da sociedade se deve, também, ao apoio da Prefeitura. “Agradeço a atual administração que me deu total apoio, liberdade e confiança para iniciar e executar os trabalhos. A gente sabe das dificuldades orçamentárias do município, por isso buscamos alternativas, primeiramente com a população e depois com a iniciativa privada. Atualmente, temos o apoio de cinco empresas de grande porte. Com isso, amenizamos os gastos do município. Através dos trabalhos preventivos nas comunidades carentes e dos projetos sociais desenvolvidos pela nossa coordenadoria, hoje a população se sente mais segura e deposita credibilidade na Defesa Civil. Inclusive, cidades do interior de São Paulo, Santa Catarina e Maranhão já estão nos procurando para conhecer nosso modelo de gestão e adotá-lo em suas cidades”, comentou.

Em entrevista a revista, o Prefeito Carlindo Filho comentou sobre a importância dos serviços prestados pelo órgão e do reconhecimento em nível nacional. “A atuação da Defesa Civil reduziu muito os gastos, porque, se fazemos o trabalho preventivo, quando chove, somos menos atingidos. Gastamos muito menos e poupamos vidas”, disse.

A edição ressaltou os extensos trabalhos sociais desenvolvidos pelo órgão, que modificaram a realidade do município e vem apresentando resultados positivos. “Nós trabalhamos bastante com voluntariado. Temos o Projeto Comunidades Preparadas, com destaque para o Defesinha em Férias, realizado com crianças e adolescentes fora do período letivo, além dos Núcleos de Defesa Civil, presentes em oito bairros que apresentam maior índice de ameaças iminentes de desastres. Nos núcleos, nós capacitamos os moradores para lidar com as diversas circunstâncias, desde ações preventivas até situações emergenciais. Eles são os nossos olhos nos momentos de chuvas torrenciais e atuam como agentes difusores de ações conscientes de prevenção e cidadania. Esse é o nosso principal objetivo: fornecer informação, segurança e apoio total à população”, disse o coordenador, que aproveitou para destacar que cada bairro conta, ainda, com um abrigo emergencial temporário.

Por meio das parcerias públicas e privadas, o coordenador-geral e a Defesa Civil mantêm em funcionamento projetos que já atenderam, no total, aproximadamente, 30 mil moradores de São Pedro da Aldeia. “Lutamos muito para chegar a este patamar e hoje estamos colhendo os frutos do trabalho. A visibilidade e o reconhecimento só estimulam, ainda mais, a nossa vontade de trabalhar. Graças ao governo municipal, que nos possibilitou desenvolver projetos nas escolas e comunidades, atingindo dezenas de pessoas. É uma verdadeira visão de cidadania e desenvolvimento social do poder executivo”, finalizou Dothavio.

O vice-prefeito, Marquinho da Trecus, ressaltou que a redução das ocorrências afetou as contas do município e contribuíram para o bem estar da população, uma vez que há menos deslizamentos de encostas e alagamentos, desastres que atingiam com freqüência as encostas e vales da região. “Não temos um cálculo real do valor, mas sabemos que as despesas caíram muito. Os projetos beneficiam muito a população e, com a parceria da iniciativa privada, conseguimos custear os materiais necessários. Prevenção de riscos é bom para as contas da cidade e a qualidade de vida do povo”, declarou o vice-prefeito à revista.

Vale lembrar que o Projeto Defesinha, promovido pela Coordenadoria de Defesa Civil, acontecerá nos dias 9 de janeiro a 2 de fevereiro. O trabalho tem como objetivo transmitir as crianças e adolescentes, com idades de 4 a 14 anos, conhecimentos sobre ações preventivas, noções de cidadania e civismo. Durante o projeto, os jovens participarão de atividades esportivas, sociais e ecológicas, com visitação a praias, museus e áreas de preservação ambiental. Em menos de oito horas, todas as 200 vagas disponibilizadas foram preenchidas.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem