Cidade vai contar com sede do regional do IPEM

O município de São Pedro da Aldeia segue nos caminhos do desenvolvimento econômico. O Prefeito Carlindo Filho assinou o termo de doação de área para o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ). A assinatura aconteceu no gabinete do Prefeito e contou com a participação da presidente do IPEM, Soraya Santos, acompanhada de seus diretores técnicos. A área de terras cedida para a construção da sede tem 3.835 metros quadrados e situa-se no bairro Balneário São Pedro, ao lado do Horto Escola. O IPEM é o órgão responsável pela fiscalização em produtos têxteis e cargas perigosas, bem como a certificação de qualidade dos produtos que envolvam segurança e saúde ao usuário. Sua missão é garantir à sociedade a execução da metrologia e conformidade industrial dos produtos e serviços com eficácia e confiabilidade. Na ocasião, também marcaram presença diversos membros do poder público.

Segundo o Prefeito Carlindo Filho, a instalação da sede do IPEM marca um passo importante a favor do desenvolvimento econômico do município. “Nós estamos trabalhando, em conjunto com a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, para que São Pedro da Aldeia possa crescer cada vez mais. Hoje, nós temos um Pólo Industrial forte e a instalação da sede vem somar forças para a nossa região. Temos a segurança de ter os direitos dos consumidores e a fiscalização dos produtos assegurados por um órgão sério e competente, além da geração de empregos. Todos esses benefícios encaminham o município para o desenvolvimento. Sou muito grato a presidente Soraya pelo apoio a esta conquista”, completou o Prefeito, que aproveitou para ressaltar que já estão sendo feitos estudos para a construção de um segundo pólo industrial na cidade.

Maquete da sede regional do Instituo de Pesos e Medidas em São Pedro da Aldeia
De acordo com a presidente do IPEM, Soraya Santos, a instalação do Instituto no município vai trazer muitos benefícios para a região. “A presença de um órgão do Estado no município vem para minimizar os gargalos produtivos que possam estar em torno da cidade. E não só esta cidade será beneficiada, como também vamos atingir toda a região. Com isso, as empresas poderão se instalar perto das atividades econômico-industriais. É uma iniciativa que vai induzir o investimento de empresas no município. A posição estratégica de São Pedro da Aldeia acaba sendo um facilitador e a presença da nossa sede outro ponto a favor. Nós temos atividades ligadas, por exemplo, a Tacógrafo, a volumes, a instrumentos, cargas pesadas. E isso tudo impulsiona a geração de empregos, através de empresas que, posteriormente, poderão se instalar aqui”, declarou.

A presidente explicou, ainda, que esse primeiro momento será dedicado ao término dos processos de licitação da obra e para estudos da cidade. “A gente tem uma necessidade enorme de conhecer a vontade do governo municipal no sentido do caminho do seu desenvolvimento. É importantíssimo que o secretário de desenvolvimento econômico e todas as pessoas ligadas a essa área possam trazer elementos para que os meus diretores técnicos possam adequar outras atividades a serem instaladas aqui. É uma discussão mais técnica. Inclusive nós vamos ceder uma funcionária nossa durante um ano para que, no dia a dia, ela possa estar traduzindo para nós essas tendências e vocações do município”, explicou.

Santos ressaltou que, além de possibilitar a instalação de grandes empresas na região, o IPEM age também em outros setores importantes, como a área da saúde e proteção ao usuário. “O IPEM atua em duas áreas. Em uma, ele foca a proteção ao consumidor, como aquele típico de mercado ou de farmácia. Mas há outra proteção que está ligada a área da saúde e que não tem preço. São os serviços de verificação dos instrumentos que envolvem a saúde, como termômetros e esfigmos. Ou seja, equipamentos que garantem uma malha de proteção a sociedade. Então, atuamos em diversas atividades. Cabe ao município, em conjunto com a coordenadoria responsável, responder qual é a maior demanda, qual é a maior vontade econômica existente”, declarou.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de governo, Rosires Picarelli, o presidente da Câmara Municipal Agnaldo Sodré, a Diretora e o Coordenador de Desenvolvimento Econômico, Ivonete Santos e Gilson Pessoa Brandão e os vereadores André de Gilson, Guga de Mica e Francisquinho.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem