Diretora do Instituto Cultural Casa da Flor assina acordo de cooperação técnica com a prefeitura

Uma exposição que mostra a obra popular do artista mais ilustre de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, será inaugurada nesta quinta-feira, dia 20/01, às 11h30m na Biblioteca Municipal da cidade. Gabriel Joaquim dos Santos será lembrado por meio de 34 fotos de sua obra, algumas inéditas, a partir de um acervo da pesquisadora Amélia Zaluar, diretora do Instituto Cultural Casa da Flor. No mesmo dia, a pesquisadora assina com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho, um acordo de cooperação técnica, que prevê a captação de recursos para viabilizar a conservação e manutenção da entidade, um reduto espontâneo de criatividade, reconhecida como patrimônio histórico-cultural.


Casa da Flôr

Homem pobre, negro e semi-analfabeto, Gabriel Joaquim dos Santos, morreu em 1985, com 93 anos, mas deixou uma relíquia inestimável para o patrimônio histórico-cultural do país. A Casa da Flor levou 11 anos para ser construída e mais seis décadas para ser embelezada com material que teria o lixo como destino: cacos de vidro, garrafas, ladrilhos, louças, conchas, restos de construção e outras coisas que o artista popular garimpava no lixo. Trabalhador das salinas da região e dono de uma criatividade ímpar, seu Gabriel, mais comumente conhecido, enfeitava sua casa a partir de seus sonhos e devaneios que tinha durante o sono. Com sua inspiração passou a criar flores, folhas, mosaicos, cachos de uvas, colunas e esculturas fantásticas, que ia fixando dentro e fora da casa.

Amelia Zaluar, pesquisadora e professora de arte popular é assumidamente fascinada por cada metro quadrado do espaço. Desde 1987 é incansável e obstinada em divulgar a arte de Gabriel, o qual conheceu na década de 70 e com quem conviveu durante oito anos. “Uma composição de riqueza plástica surpreendente, o barroco intuitivo criado por um artista marginal e solitário. Não havia materiais nobres: o imprestável, o estragado, o feio, o inútil transformava-se através de seus olhos visionários em matéria preciosa para a criação artística. Verdadeiro alquimista”, comenta Amélia.

Créditos à Rosana Rodrigues-PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem